DIACONATO

O Diaconato é uma importante função dentro da igreja Cristã. Ao lado do ministério da Palavra é o único cargo que recebe a ordenação Bíblica. Mas analisemos com franqueza: nas nossas igrejas hoje, há muita gente que ocupa posições de responsabilidade. São professores da Escola Sabatina, diretores de departamentos, participantes do coral e de muitas outras atividades. Muitas vezes essas pessoas dedicam muito mais tempo à igreja do que mesmo os diáconos. Há necessidade de um ofício que dê honra a uns poucos quando a vasta maioria das pessoas que realizam os trabalhos da igreja não estão incluídos neste ofício?

Há quem sugira que se constitua diácono a todo aquele que exerce algum ofício na igreja, seja homem ou mulher. Embora seja um pensamento estranho à princípio, seu raciocínio é correto. Os diáconos devem estar envolvidos em tudo aquilo que seja essencial para o desempenho da missão da igreja. Se este não é o caso provavelmente os diáconos não estão cumprindo com sua legítima função escriturística.